top of page

Entrevista com a diretora do Centro Educacional de Aracruz
Diretora Adriana Recla

Adriana Recla,diretora do Centro Eduarcional de Aracruz-CEA, formou-se em letras pela Faculdade de Filosofia Ciencia e letras de Colatina 1999,fez pos-graduaçao, especializou-se em ingles e cursos profissionalizante nesse idioma no Canadá.
          Ao retornar ao Brasil 2007, realizou um de seus sonhos: ser aprovada no mestrado da Pontifícia Universidade Católica PUC de São Paulo, em primeiro lugar geral para o mestrado em língua portuguesa. Nessa mesma instituição de ensino cursou doutorado também em língua portuguesa.
        Sua trajetória na Fundação São João Batista teve início quando assumiu um cargo de coordenação de extensão. oito anos após, foi promovida a diretora acadêmica da FAACZ-faculdades Integradas de Aracruz e em 2018 assumiu a direção do Centro Educacional de Aracruz-CEA.
         Adriana Recla reconhece que o número de profissionais do sexo masculino no ensino superior e em cargos de direção é superior ao número de mulheres. No entanto destaca que o mercado de trabalho avalia resultados, sendo imprescindível estudar, realizar cursos intensivos de capacitação profissional e constatar onde se deve agir.
          Inicialmente, estar na direção do CEA  foi um desafio, porém entendendo a dinâmica de funcionamento da instituição, identificando o que acontecia nos bastidores e compreendendo o perfil de cada profissional e dos estudantes, tornou-se menos complexos ser gestora.
          Após esses anos atuando como diretora da escola, sente satisfação em saber que a escola colabora com a formação de jovens que vivenciaram processos semelhantes aos seus, inclusive por que acredita que mais importante que ocupar esse cargo é assegurar um ensino de alta qualidade. Por isso, constantemente buscar melhorar os processos avaliativos, evitando torná-los enfadonhos e estressante para os alunos.
        Para ela, o CEA É a melhor escola de Aracruz e nos próximos cinco anos será referência do norte do estado do Espírito Santo, tanto na qualidade da educação quanto em infraestrutura.
         Adriana inspirasse em Deus e em pessoas que a rodeia. Seus trabalhos retratam a realidade de Aracruz e da instituição onde atua. Já realizou mais de 20 palestras oficiais. Seus livros favoritos e a Sociedade do cansaço, pois a faz refletir sobre a importância de não ceder à exaustão, não se entregar as demandas, sempre se inspirar, ser melhor, superar-se

site_11_02_2021_04.jpg
bottom of page